Educação
SP antecipa recesso e suspende aulas presenciais nas escolas estaduais
A medida é válida para o período de 15 a 28 de março, quando os estudantes não terão atividades obrigatórias
O governo de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira 11, a suspensão das aulas presenciais nas escolas estaduais na fase emergencial de contenção da pandemia. A alternativa foi antecipar os recessos escolares previstos para os meses de abril e outubro para o período de 15 a 28 de março, quando os estudantes não terão atividades obrigatórias.
Segundo anunciou o secretário de Educação, Rossieli Soares, as escolas estaduais estarão abertas apenas para alimentação, distribuição de materiais e chips aos estudantes, com agendamento prévio.
“A recomendação é para que todas as atividades nas escolas sejam reduzidas ao mínimo necessário para diminuir a circulação de pessoas”, disse Rossieli. Às escolas privadas e municipais também foi dada a orientação de que antecipem as férias do meio do ano para reduzir a circulação.
Fase emergencial
A partir da segunda-feira 15, o estado entra na chamada ‘fase emergencial’ do plano de enfrentamento à doença, com duração mínima de 15 dias. A gestão de João Doria (PSDB) decidiu suspender as aulas presenciais nas escolas estaduais, fechar templos religiosos e interromper o Campeonato Paulista de Futebol.
A fase emergencial aumenta as medidas restritivas em 14 atividades. Além disso, estão proibidos serviços de retirada (take-away) de todos os setores; o funcionamento de lojas de materiais de construção; celebrações religiosas coletivas; e atividades esportivas coletivas.
Haverá, ainda, um toque de recolher entre 20h e 5h e a proibição do uso de praias e parques.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



