CartaExpressa

Ciro: Será que o Brasil precisa de mais quatro anos de lulopetismo?

Em entrevista, o presidenciável classificou o possível adversário Fernando Haddad como candidato fake

Ciro: Será que o Brasil precisa de mais quatro anos de lulopetismo?
Ciro: Será que o Brasil precisa de mais quatro anos de lulopetismo?
Ciro Gomes (PDT) - Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta segunda-feira 8 que o PT é o adversário preferido do presidente Jair Bolsonaro no segundo turno em 2022.

Em entrevista ao UOL, o pedetista reforçou que nas próximas eleições “o filme pode se repetir” em uma disputa entre o candidato petista e o atual presidente.

“Meu foco é tirar o Bolsonaro e construir o futuro do Brasil.  Agora, se conseguíssemos tirar o Bolsonaro do segundo turno, seria ótimo, pois discutiríamos uma volta ao passado do lulopetismo ou um futuro diferente, com uma experiência nova”, afirmou.

No entanto, para Ciro, “todas as evidências indicam que o Bolsonaro gostaria de enfrentar o lulopetismo, porque acha que é a força mais fácil de derrotar. E me parece que ele tem razão”.

Na conversa, Ciro respondeu o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad que, na semana passada, colocou o pedetista no mesmo bloco de João Doria, Henrique Mandetta, Sergio Moro e Luciano Huck.

“Não pode o principal partido da oposição brasileira chamar para unidade e lançar um candidato fake, que sai falando besteira na rua”, afirmou.

Ciro ainda comentou a ida a Paris no segundo turno das eleições de 2018. “Eles que não contem comigo para esse circo”.

Governo Bolsonaro

Para Ciro, o governo Bolsonaro tem tido sucesso em “comprar as instituições”.

“Tem funcionado para eles. Qual a explicação para a 5a turma do Superior Tribunal de Justiça anular evidências documentadas de que o Flávio Bolsonaro é um ladrão?”, questionou.

“Bolsonaro está produzindo tentáculos de corrupção nas instituições brasileiras”, acrescentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo