Educação
Governo Bolsonaro nomeia tenente-coronel da FAB para diretoria responsável pelo Enem
Alexandre Gomes da Silva assumirá o comando da Diretoria da Educação Básica do Inep


O governo de Jair Bolsonaro nomeou o tenente-coronel Alexandre Gomes da Silva para comandar a Diretoria da Educação Básica, vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais, o Inpe.
Entre outras ações, a área é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira 5. Alexandre Silva é integrante da Força Aérea Brasileira e agora ocupa o cargo do antigo diretor Carlos Roberto Pinto de Souza, que morreu em janeiro vítima da Covid-19.
A escolha do tenente-coronel gerou discordância entre o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o então presidente do Inep, Alexandre Lopes, demitido na semana passada.
Entre as demais responsabilidades da Diretoria de Educação Básica estão a definição e a proposição de parâmetros, critérios e mecanismos para avaliar a educação básica e a articulação, com redes estaduais e municipais de ensino, da realização das avaliações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.