Política
General brasileiro vai comandar tropas de estabilização da ONU no Congo
Carlos Alberto dos Santos Cruz já chefiou a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah)


O general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz foi anunciado nesta sexta-feira 17 como comandante da força militar da Missão das Nações Unidas de Estabilização na República Democrática do Congo (Monusco). O anúncio foi feito pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
O brasileiro ocupará o lugar do general de divisão indiano Chander Prakash Wadhwa, cujo mandato terminou no final de março.
Nascido em 1952, Cruz é formado em Engenharia Civil e graduado na Academia Militar das Agulhas Negras. Ele é casado e tem três filhos.
O general era assessor especial do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e foi vice-comandante do Centro de Operações Terrestres do Exército e comandante da II Divisão do Exército.
Com mais de 40 anos de experiência militar nacional e internacional, também comandou a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) entre 2007 e 2009.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.