Política

Avança no Senado projeto de Roberto Requião sobre direito de resposta

Senador tenta estabelecer legislação que garanta a pessoas ofendidas, caluniadas ou vítimas por notícias falsas na imprensa o direito a espaço equivalente para réplica

Avança no Senado projeto de Roberto Requião sobre direito de resposta
Avança no Senado projeto de Roberto Requião sobre direito de resposta
Projeto de Requião foi aprovado pela CCJ
Apoie Siga-nos no

Depois de ter recebido emendas no plenário do Senado, o projeto do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que garante o direito de resposta em veículos de comunicação, foi votado e aprovado na última quarta-feira 9 na Comissão de Constituição e Justiça. As emendas de plenário que reforçavam o projeto de Requião foram acatadas pelo relator, senador Pedro Taques (PDT-MT). Uma das emendas, que comprometia o efeito do projeto, foi rejeitada pela maioria dos senadores.

Desde o seu mandato anterior no Senado, entre 1995 e 2002, Requião luta por estabelecer uma legislação que garanta às pessoas ofendidas, caluniadas ou vítimas de notícias falsas, divulgadas por jornais, revistas, rádios ou televisões, o direito a um espaço equivalente para o restabelecimento da verdade.

Em seu relatório (Leia AQUI), o senador Pedro Taques citou que as mais avançadas democracias do mundo possuem legislação igual à propostas por Requião para assegurar aos seus cidadãos o direito à verdade dos fatos.

A proposta de Requião (Leia AQUI) já havia sido aprovada por unanimidade pela CCJ, mas como recebeu emendas no plenário, voltou à Comissão.

Agora ela retorna ao plenário do Senado para votação e, na sequência, será votada pela Câmara dos Deputados. (Acompanhe o andamento da proposta AQUI)

Assista ao vídeo da CCJ:

*Publicado originalmente em Viomundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo