Política
Bolsonaro critica quem quer culpá-lo por mortes causadas pela Covid-19
Brasil bateu recorde diário de óbitos por covid-19 nesta segunda-feira, com 1.726 óbitos


Pela primeira vez após o País superar 250 mil mortes, há quase uma semana, e no dia em que o País bate recorde diário de óbitos por covid-19, com 1.726 óbitos, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa e 1.641 segundo o Ministério da Saúde, O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar diretamente sobre o assunto.
Mas o chefe do Executivo manteve o discurso, se eximiu de qualquer culpa sobre a condução das ações e novamente apresentou dados, sem comprovação, para minimizar os efeitos da pandemia no Brasil.
“O Brasil é o 20º país do mundo em mortes por milhão de habitantes. Têm outros países com IDH, renda e orçamento melhor que o meu em que morrem mais gente”, afirmou, para, retomar, também, a defesa do tratamento precoce da covid-19 e a criticar o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.
“E por que está morrendo menos gente aqui? Tem que ter uma explicação. Seria o tratamento precoce?”, indagou. “Se ficar em casa, até sentir falta de ar, como dizia o sr. Mandetta, você vai para o hospital para ser entubado. E se for entubado, você sabe, né? Em torno de 60% a 70% das pessoas infelizmente entra em óbito”,completou o presidente antes de cobrar investimentos em mais Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
“Devemos investir em UTI, sim. Que salve 1%, mas você tem de investir em UTI”, concluiu Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O desastre sanitário poderia ser evitado se o presidente não fosse Bolsonaro
Por Roberto Amaral
Promotora que declarou apoio a Bolsonaro vai para unidade que investiga Flávio
Por Estadão Conteúdo