CartaExpressa
Gilmar pede explicações a Gabriela Hardt por susposto descumprimento de ordem sua
O ministro do Supremo atende um pedido da defesa do ex-ministro Edison Lobão (MDB) e de seu filho, Márcio Lobão
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pediu esclarecimentos à juíza Gabriela Hardt, substituta de Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba a respeito de um suposto descumprimento de ordem judicial da Corte.
Mendes atende um pedido da defesa do ex-ministro Edison Lobão (MDB) e de seu filho, Márcio Lobão. Ambos são alvo da 79ª fase da operação Lava Jato, que investiga pagamentos de propina na Petrobras e na Transpetro e operações de lavagem de dinheiro.
No fim de janeiro, Mendes remeteu o processo contra o ex-ministro à Justiça Federal. Os advogados de Lobão acusam a juíza de recusa no cumprimento à decisão. Segundo eles, Hardt estaria “optando por abrir vista dos autos ao Ministério Público Federal para manifestação”, ao invés de determinar a imediata remessa deste e de outros processos.
Hardt tem cinco dias para prestar os esclarecimentos. O pedido envolve ainda o juiz Luiz Antonio Bonat, atual titular da 13ª Vara de Curitiba.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



