Política

MP-SP denuncia Aurélio Miguel por suspeita de corrupção

Vereador é acusado de receber propina para beneficiar shoppings do grupo Brookfield

MP-SP denuncia Aurélio Miguel por suspeita de corrupção
MP-SP denuncia Aurélio Miguel por suspeita de corrupção
Apoie Siga-nos no

O campeão olímpico de judô Aurélio Miguel, vereador em São Paulo pelo PR, foi denunciado pelo Ministério Público estadual na sexta-feira 15 por suspeita de crime de corrupção passiva, segundo o jornal Folha de S. Paulo. O órgão pede ainda o sequestro de 16 dos 25 imóveis em nome do parlamentar.

O jornal apontou na sexta-feira que Miguel havia multiplicado o seu patrimônio desde que foi eleito pela primeira vez em 2004. À época, ele declarou ter 870 mil reais em bens (1,4 milhão corrigidos pela inflação). Segundo o MP, esse valor subiu para 25 milhões reais em 2012, em bens registrados no nome do verador e suas empresas.

A ação da Gaeco, que investiga o crime organizado, acusa o vereador de receber 1,1 milhão de reais em propina para beneficiar  shoppings do grupo Brookfield em São Paulo.

Segundo o jornal, o maior crescimento do patrimônio do ex-judoca ocorreu entre 2008 e 2009, quando ele presidiu a CPI do IPTU na Câmara Municipal. No cargo, ele é acusado de receber propinas para a liberação de shoppings do Brookfield e tirar irregularidades do relatório final da comissão.

A investigação começou em junho do ano passado quando uma ex-executiva do Brookfield relatou o pagamento de propina a Miguel e Hussain Aref Saab, ex-diretor da prefeitura. Ao jornal, Miguel negou as acusações e disse que o dinheiro é fruto de “negócios legítimos”.

Caso condenado, o vereador pode pegar uma pena entre 12 e 72 anos de prisão, pois o MP o denunciou seis vezes com pedido de pena acumulativa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo