Mundo
Instituto Serum da Índia envia primeiras vacinas ao programa Covax
Iniciativa da OMS receberá ao todo 1,1 bilhão de doses do Instituto, que produz as vacinas AstraZeneca e Novavax


O Instituto Serum da Índia, maior fabricante de vacinas do mundo, enviou nesta terça-feira 23 o primeiro lote de vacinas anticovid-19 para o programa mundial de imunização Covax.
O esforço de aquisição e distribuição equitativa de vacinas a nível mundial tem como objetivo assegurar as vacinas para pelo menos 20% da população mais vulnerável de cada país.
O Covax, dirigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a aliança GAVI, alcançou acordos com os fabricantes para 2 bilhões de doses em 2021 e tem a opção de mais um bilhão.
Isto inclui 1,1 bilhão de doses do Instituto Serum, que produz as vacinas AstraZeneca e Novavax.
A OMS do sudeste asiático tuitou fotos das primeiras remessas carregadas em um caminhão na fábrica do Serum em Pune, oeste da Índia.
O Instituto Serum já forneceu ao governo indiano milhões de doses da vacina da AstraZeneca, assim como a outros países mais pobres.
O diretor da empresa, Adar Poonawalla, pediu no domingo a outros países que tenham “paciência”, afirmando que recebeu instruções para priorizar o mercado interno sobre as exportações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.