Política
Depoimento de Valério sobre Lula deve ir para a 1ª instância
É o que indicou nesta terça-feira 28 o procurador-geral da República, Roberto Gurgel
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta terça-feira 29 que deve enviar à primeira instância da Justiça o depoimento prestado pelo publicitário Marcos Valério em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado como suposto beneficiado do “mensalão”, esquema do qual o empresário mineiro foi condenado por corrupção e formação de quadrilha.
O depoimento foi dado em setembro, quandoValério já havia sido condenado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com o site da Folha de S.Paulo, Gurgel anunciou que está ainda concluindo a análise sobre as declarações para saber se há prerrogativa de foro às pessoas citadas – não é o caso do ex-presidente, por exemplo.
A hipótese, segundo ele, é que procuradores da República em primeiro grau sejam responsáveis por analisar os depoimentos e pedir ou não eventuais investigações sobre o ex-presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.