CartaExpressa
Votação na Câmara sobre a prisão de Daniel Silveira fica para esta sexta
Sessão acontecerá às 17h; líderes partidários discutem neste momento o caso do bolsonarista
A votação na Câmara que decidirá sobre a manutenção ou a revogação da prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) será realizada nesta sexta-feira 18, às 17h.
Neste momento, acontece na residência oficial da Casa uma reunião de líderes partidários, que teve início por volta das 14h.
Durante o encontro das lideranças, veio a notícia de que, na audiência de custódia, o juiz auxiliar Airton Vieira decidiu manter a prisão de Silveira.
Na sessão, o objetivo era avaliar se houve, por exemplo, abuso de autoridade ou maus tratos ao alvo do mandado de prisão. Nenhuma irregularidade foi encontrada.
Com isso, Silveira deve permanecer preso até que a Câmara decida, por maioria de seus integrantes, revogar a ordem de prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ou até que o próprio STF opte pela libertação de Silveira com a adoção de medidas cautelares.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


