CartaExpressa
Lula diz que não há chance de dois candidatos de direita chegarem ao 2º turno
O ex-presidente foi questionado se o PT apoiaria Doria ou Huck em uma disputa contra Bolsonaro


O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista nesta quinta-feira 18 ao jornalista Kennedy Alencar, do UOL, que “não há a possibilidade de dois candidatos de direita em 2022”.
Lula havia sido questionado se o PT apoiaria ou não, no segundo turno da corrida eleitoral, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ou o apresentador de TV Luciano Huck em uma eventual disputa contra Jair Bolsonaro.
“Isso não vai acontecer, não há a possibilidade de dois candidatos de direita [irem] para o segundo turno. Haverá um candidato representante da direita, da extrema direita, bolsominion, isso está claro, e haverá outro candidato de esquerda, que tenha mais compromisso com a sociedade brasileira”, disse Lula.
O petista ainda declarou que a construção de uma “frente ampla” contra o bolsonarismo será mais palpável apenas no segundo turno.
“Como você vai escolher qual é o candidato de frente ampla? Qual é o critério? Tem uma prévia, uma pesquisa? A melhor prévia que tem é a disputa no primeiro turno. Não pode depois inventar de ir para Nova York, temos que fazer um pacto no primeiro turno.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.