Política

Serra ganha indenização por “A Privataria Tucana”

Segundo colunista, o magistrado não entrou no mérito das denúncias do livro consideradas “oportunismo eleitoral” do autor e da editora

Apoie Siga-nos no

O ex-governador de São Paulo, José Serra, ganhou indenização de mil reais devido à publicação do livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Júnior e da editora Geração Editorial.

A decisão foi dada pelo juiz André Pasquale Scavone, da 10ª Vara Cível, em sentença publicada em 1º de março, segundo informações da colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, publicadas nesta quinta-feira 28.

Segundo o jornal, o juiz declarou que  houve “oportunismo eleitoral” e “não é este o juízo que vai dizer se os fatos narrados são ou não verdadeiros”. Mas disse que é “inequívoca a intenção dos réus de atingir a imagem de Serra”. Tanto a defesa da editora pretendem recorrer da decisão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo