CartaExpressa
Bolsonaro volta a exaltar a ditadura: ‘Regime de responsabilidade com o futuro’
O presidente deu a declaração em Alcântara, no Maranhão, nesta quinta-feira 11


O presidente Jair Bolsonaro tornou a elogiar a ditadura militar no Brasil, ao afirmar que no período havia “muita responsabilidade com o futuro”.
Nesta quinta-feira 11, ele está em Alcântara, no Maranhão, onde há uma base de lançamentos da Força Aérea.
“Isso aqui nasceu em 1983, em mais uma das grandes obras dos cinco presidentes militares que tivemos no Brasil. Grandes obras ao longo de 21 anos, onde vivia um regime de… Um pouco diferente do que vivemos hoje, mas de muita responsabilidade com o futuro do seu País. E aqui uma prova disso”, declarou.
O Centro de Lançamento de Alcântara foi inaugurado em 1º de março de 1983, sob o governo do general João Figueiredo, o último presidente da ditadura militar. O ponto foi escolhido por sua localização estratégica.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.