Mundo
Mãe de Aécio Neves é beneficiária de empresa em paraíso fiscal
O advogado que representa Inês Maria Neves Faria não respondeu se a Domomedia havia sido declarada à Receita Federal
A mãe do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), Inês Maria Neves Faria, é beneficiária de uma empresa como sede em Luxemburgo, país conhecido por ser paraíso fiscal. A revelação foi feita nesta quinta-feira 11 pela revista Piauí, que faz parte do projeto Open Lux, do Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), consórcio internacional de jornalismo investigativo.
Ao contrário das outras duas offshores, sediadas em Liechtenstein e no Panamá, a empresa Domomedia Investment Holding não aparece nas apurações do Ministério Público Federal sobre o deputado.
De acordo com a matéria, a Domomedia foi criada em 2017 por um escritório especializado nesse tipo de negócio. O capital inicial era de 3,2 mil euros, segundo os balanços financeiros disponíveis no sistema do governo de Luxemburgo.
Inês Faria só passou a ser sócia da empresa em 2018. No dia 31 de dezembro daquele ano, os ativos somavam 56 mil euros, cerca de 363 mil reais.
Procurada pela reportagem, o advogado que representa Inês não respondeu se a Domomedia havia sido declarada à Receita Federal.
Ter empresa num paraíso fiscal não é ilegal, desde que a operação seja declarada no Imposto de Renda.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


