CartaExpressa

Fachin vota contra uso de mensagens entre Moro e procuradores por Lula

Ministro citou ‘direito à intimidade’ de membros da força-tarefa da Lava Jato

Fachin vota contra uso de mensagens entre Moro e procuradores por Lula
Fachin vota contra uso de mensagens entre Moro e procuradores por Lula
Foto: Reprodução/TV Justiça
Apoie Siga-nos no

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, discordou do relator Ricardo Lewandowski e do colega Kassio Nunes e votou nesta terça-feira 9 contra o uso pelo ex-presidente Lula das mensagens entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato.

Os diálogos reforçam as acusações de proximidade entre as partes, fora dos autos.

Segundo Fachin, a divulgação das conversas impacta o direito à intimidade dos procuradores da Lava Jato. Ele defendeu que a “exposição” pode acarretar em “violação de direitos de personalidade” e disse que o plenário do STF deve analisar a legalidade do material.

“No mérito, dar provimento parcial no sentido de aguardar a decisão que colocará pacificação final nessa matéria, porque até lá, toda decisão será provisória, a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal.”

Até agora, o placar é de 2 a 1 a favor do compartilhamento. Restam os votos dos ministros Gilmar Mendes (presidente da Turma) e Cármen Lúcia.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo