Cultura

Iniciativa audiovisual reúne músicos da cena independente de Pernambuco

Em vídeos de curta-metragem, 10 artistas pernambucanos tocam e falam de suas carreiras em pontos turísticos do Estado

A artista Larissa Lisboa. Foto: Somdagem/Divulgação
Apoie Siga-nos no

A pulsante cena musical independente pernambucana ganhou um merecido projeto audiovisual gravado durante a pandemia. São dez vídeos, entre 15 e 20 minutos, em que artistas cantam e falam de suas carreiras. Os cenários são pontos turísticos representativos do estado

Intitulado Degusta Somdagem, a iniciativa conta com (na ordem alfabética) Bruno Souto, Erica Natuza, Isadora Melo, Julio Morais, Larissa Lisboa, Lua Costa, Lucas dos Prazeres, Martins, Rayssa Dias e Weré Lima.

Maurício Guenes é o idealizador e produtor do projeto, que roda pela cena independente há um bom tempo. Já produziu o grupo Volver.

“Queria trazer coisas novas que combinassem com o projeto de mostrar lugares pouco vistos pelas pessoas, mas importantes”, conta Maurício, que teve como parceiro na produção do projeto audiovisual Lucas Reis.

Em cada vídeo, o músico canta duas músicas autorais e uma regravação de sua escolha. O formato da apresentação é enxuto, do tipo música de bolso (pocket). O lançamento dos vídeos ocorre aos poucos.

Artistas

Sobre os músicos do projeto da nova cena musical pernambucana, há novatos e veteranos.

O experiente Bruno Souto é um conhecido da cena independente do estado, com participação frequente em festivais. Fundou a banda Volver, que tem três trabalhos lançados. Após se afastar do grupo, desenvolveu sólida carreira solo. Foi o primeiro do projeto Degusta Somdagem a ter seu vídeo lançado. A gravação ocorreu em Serra Negra, um bonito lugarejo na parte elevada do município de Bezerros.

Rayssa Dias é uma jovem do novo ritmo da periferia do Recife: o bregafunk. Suburbana, tem um discurso político e de empoderamento na sua música. Ano passado lançou um álbum.

Nascida em São Paulo, Lua Costa foi ainda pequena para a capital pernambucana. Tem trabalhos desenvolvidos com dança e teatro. Maurício Guenes disse que a incluiu no projeto depois de se impressionar ao vê-la cantando em um de seus espetáculos.

Weré Lima integra a banda recifense Mamelungos. Durante a pandemia lançou seu primeiro trabalho solo com oito faixas.

A cantora e compositora Isadora Melo prepara o lançamento de seu álbum. Há dois anos, se apresentou ao lado do Cordel do Fogo Encantado, no retorno do grupo aos palcos, com grande destaque.

Lucas Dos Prazeres é hoje um dos mais requisitados percussionistas pernambucanos, com forte influência afro. Tem um DVD com o seu projeto Orquestra dos Prazeres.

Larissa Lisboa é ligada ao Reverbo, um dos movimentos musicais mais importantes surgidos nos últimos tempos, focado no cantor-compositor. Larissa tem alguns singles lançados e é uma das principais revelações do Reverbo.

Júlio Morais também prepara seu segundo trabalho. Tem um antigo projeto infantil que se apresenta ao lado da cantora Amanda Menelau, com grande sucesso.

Erica Natuza possui uma marcante voz, já fez vários trabalhos em grupo e desenvolve agora com desenvoltura carreira solo.

Martins é um poeta que virou cantador. É uma das grandes novidades da cena musical pernambucana dos últimos anos, conta Maurício Guenes.

A segunda temporada do projeto Degusta Somdagem começa a rodar neste mês de fevereiro. A proposta é explorar mais a cultura tradicional local, como o samba de coco, o maracatu, o brega.

Maurício ressalta que as gravações têm sido feitas em locais abertos com toda a segurança sanitária. Por conta da pandemia, o trabalho tem uma equipe enxuta.

“Passado este momento (de pandemia), as pessoas devem ocupar o espaço urbano. Principalmente nesta época que estamos vivendo, política. Arte é resistência. É mais do que necessário o artista ir para rua, quando der”, finaliza.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo