CartaExpressa

Passagens e diárias a procuradores da Lava Jato custaram 7,5 milhões de reais

Muitos dos membros da força-tarefa não se instalaram em Curitiba; benesses incluem refeições e lavagem de roupas

Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

A força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, que deixou de existir na última segunda-feira 1, custou 7,5 milhões de reais apenas em diárias e passagens desde sua criação. Desse montante, 3 milhões foram gastos com diárias para apenas cinco procuradores. Muitos dos membros do grupo nunca se instalaram de fato na capital paranaense, ou seja, se deslocavam à cidade a partir de outras localidades.

Segundo levantamento do site Poder360, o procurador Januário Paludo foi o que mais recebeu diárias, com mais de 712 mil reais, que se somam aos mais de 165 mil reais pagos em passagens. A seguir, aparecem os procuradores Antonio Carlos Welter, Orlando Martello Junior, Diogo Castor de Mattos e Carlos Fernando dos Santos Lima.

Como muitos dos procuradores não se mudaram para Curitiba, receberam benefícios como lavagem de roupas e refeições, além das diárias e das passagens. As benesses englobam, ainda, viagens ao exterior – 49, ao todo. À Suíça, por exemplo, foram seis idas. Até o ano passado, foram 2.585 deslocamentos nacionais e internacionais.

Em resposta ao Poder360, o Ministério Público Federal no Paraná argumentou que os gastos não infringem as regras do órgão. O MPF, no entanto, não explicou por que muitos procuradores não se mudaram para Curitiba, sede da principal força-tarefa da operação.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar