CartaExpressa
ACM Neto não descarta apoio do DEM a Bolsonaro em 2022
Ao mesmo tempo, porém, o presidente da sigla diz não compactuar com uma candidatura de extrema direita


O presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou nesta quarta-feira 3 que o partido considera a possibilidade de apoiar o presidente Jair Bolsonaro em sua tentativa de reeleição no ano que vem.
“Não, não está descartado [o apoio a Bolsonaro]. Eu acabei de lhe dizer aqui que a gente ainda não abriu a discussão de 2022. [..] O que está descartado, por exemplo, o DEM não vai com nenhuma posição de radicalismo”, declarou em entrevista ao ‘Em Foco com Andréia Sadi’, da Globonews. “O Democratas não vai com nenhuma linha de extremismo. Nós não vamos numa linha de defender uma candidatura de extrema direita”, disse.
O ex-prefeito de Salvador também disse torcer para que ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia não deixe a sigla, mas reforçou que a decisão cabe ao parlamentar.
“Ele tem uma história no Democratas, foi líder da bancada, presidente do partido e acho que ainda tem muito a contribuir na discussão interna do Democratas, na formulação das estratégias de futuro do partido. Então, se depender de mim, Rodrigo ficará no partido. Agora, essa é uma decisão que cabe exclusivamente a ele”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.