CartaExpressa
Morre de Covid-19 o ministro da Defesa da Colômbia
Carlos Holmes Trujillo, de 69 anos, estava afastado do cargo desde 18 de janeiro, quando foi internado
Morreu na madrugada desta terça-feira 26 Carlos Holmes Trujillo, que foi ministro da Defesa da Colômbia, aos 69 anos. Ele estava afastado do cargo desde o dia 18 de janeiro, após dar entrada em uma unidade de terapia intensiva devido a uma infecção aguda por Covid-19.
Após a confirmação do falecimento, políticos lamentaram a morte do ministro. O ex-presidente Álvaro Uribe escreveu em sua conta no Twitter: “A morte do Ministro Carlos Holmes Trujillo me parte a alma, me deixa em um orfanato tremendo, seu domínio, equanimidade, patriotismo, sua amizade e companhia em todas as horas”.
Parte el alma el fallecimiento del Ministro Carlos Holmes Trujillo, me deja en tremenda orfandad, su señorío, ecuanimidad, patriotismo, su amistad y compañía de todas las horas.
Alba Lucía y familia querida, sin palabras.
— Álvaro Uribe Vélez (@AlvaroUribeVel) January 26, 2021
Trujillo revelou que se contagiou em 12 de janeiro e foi hospitalizado no mesmo dia na cidade de Barranquilla. Dois dias depois, seu gabinete informou que ele havia sido transferido para Bogotá para continuar com o tratamento.
Durante o período de internação, o comandante das Forças Militares da Colômbia, Fernando Navarro, foi nomeado ministro da Defesa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


