Política
Apoio a Arthur Lira depõe contra o partido, diz presidente estadual do PSL
Legenda deixou o bloco de Baleia Rossi


O presidente estadual do PSL-SP, Junior Bozzella, afirmou nesta quinta-feira 21 que a decisão dos deputados de apoiar Arthur Lira (PP) para o comando da Câmara “depõe contra o partido”.
A declaração veio após a notícia de que o PSL passou a integrar oficialmente o bloco de Lira. Até então, a legenda fazia parte do grupo aliado de Baleia Rossi (MDB-SP).
“Eles reuniram essas assinaturas e foi uma surpresa para a gente. Não sei regimentalmente como isso procede com o Rodrigo [Maia]. Não faz sentido tomar uma atitude dessas. O apoio ao Lira depõe contra o partido e a imagem do presidente [Luciano Bivar]”, disse Bozzella a CartaCapital.
“Temos conversado para que haja uma reavaliação. Aderir ao bloco do Lira, com todo respeito a ele, é grave. Mais grave com os nossos, que se serviram do alinhamento partidário. A história cobra traição. Não tem como passar batido”, acrescentou o deputado.
Segundo o portal G1, a mudança foi possível graças à adesão de mais quatro parlamentares a um grupo inicial de 15 deputados dissidentes do PSL favoráveis à candidatura de Lira.
Com isso, a ala conseguiu 19 assinaturas, o que formou maioria em relação à bancada atual da legenda na Câmara, que tem 36 parlamentares.
A eleição para presidente da Câmara dos Deputados está marcada para o dia 1º de fevereiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.