CartaExpressa
Em meio a crise, Ministério da Saúde dá cargo a marqueteiro de Pazuello
A pasta exonerou o coronel Alexandre Martinelli Cerqueira, homem de confiança do ministro, para contratar Marcos Eraldo Arnoud Marques


O coronel Alexandre Martinelli Cerqueira, que ocupava o cargo de chefe da Subsecretaria de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde, foi exonerado pela pasta nesta quarta-feira 20. Ele dará lugar a Marcos Eraldo Arnoud Marques, conhecido como Markinhos, que já atuava informalmente como marqueteiro do ministro Eduardo Pazuello, e agora passa a ocupar um cargo na pasta.
Cerqueira chegou ao governo junto com Pazuello, no ano passado, atendendo a uma estratégia do presidente Jair Bolsonaro de militarizar a pasta da Saúde. O coronel, no entanto, já participava da composição do ministro Nelson Teich como chefe de Diretoria de Logística. Quando Pazuello assumiu o cargo, ele foi promovido ao atual cargo.
Até então homem de confiança de Pazuello, Cerqueira é exonerado no momento em que o governo sofre críticas pela demora em iniciar o processo de vacinação no País e pelos erros de logística na distribuição de doses da Coronavac.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.