CartaExpressa
Enfermeira de São Paulo recebe a primeira dose da Coronavac
Aplicação aconteceu minutos depois de aprovação do uso emergencial do imunizante pela Anvisa
A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, que há oito meses trabalha na linha de frente do combate ao novo coronavírus no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, recebeu na tarde deste domingo 17 a primeira dose da Coronavac. É a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no País.
A aplicação do imunizante aconteceu no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em cerimônia que contou com a participação do governador João Doria.
Após a enfermeira receber a vacina, Doria entregou a ela um selo com a mensagem ‘Estou vacinado pelo Butantan’ e uma pulseira com a inscrição ‘Eu me vacinei’.
A vacinação aconteceu minutos depois de a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovar, por unanimidade, o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


