CartaExpressa
Governo do AM decreta a suspensão do Enem no estado
Gestão Jair Bolsonaro tentava, na Justiça, garantir a realização do exame


Um decreto publicado na noite desta quinta-feira 14 pelo governo do Amazonas barra a realização do Enem no estado, em meio ao avanço da Covid-19 e uma situação dramática nos hospitais.
Na véspera, a Justiça Federal havia suspendido a aplicação da prova no Amazonas, mas o governo de Jair Bolsonaro recorreu da decisão nesta quinta. Com isso, o governo estadual se antecipa à análise da Justiça e impede o exame, marcado para os próximos dois domingos.
“O Decreto 43.283, com a data de hoje, considera a grave crise de saúde pública, em decorrência da pandemia da Covid-19 e a recente decisão da Justiça Federal que suspendeu a realização das provas”, justificou o governo do Amazonas em nota.
A prefeitura de Manaus já havia informado que não liberaria as escolas municipais para a realização do exame.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.