Saúde
Relatos de desespero em Manaus por falta de oxigênio tomam as redes
‘Quem tiver oxigênio em casa, por favor, traga aqui para o hospital que será bem-vindo’
Os hospitais de Manaus (AM) enfrentam uma grave crise de abastecimento de oxigênio para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19. Como último recurso para pedir ajuda, nesta quinta-feira 14 diversos relatos de desespero de médicos e familiares tomaram as redes sociais.
“Não tem oxigênio. Minha irmã está sendo ambuzada [uso de respirador manual] para sobreviver, com 60% de saturação. Não é só ela. Famílias estão comprando oxigênio”, relatou uma técnica de enfermagem.
'Não tem oxigênio. Minha irmã está sendo ambuzada para sobreviver (com respirador manual), com 60% de saturação. Não é só ela. Famílias estão comprando oxigênio. Um descaso. Em um hospital federal. Tanta gente morrendo por asfixia'
–Solange Batista, técnica de enfermagem#Manaus pic.twitter.com/uTpB1P3yWc— Fernando Oliveira (@FernandoCesar) January 14, 2021
Em outro vídeo repostado, uma psicóloga de Manaus pede “pelo amor de Deus” para que doem cilindros ao Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Dr. José de Jesus Lins, no bairro da Redenção. “Nós estamos em uma situação deplorável”, lamenta. “Tem muita gente morrendo”.
🚨 NÃO TEM CILINDROS DE OXIGÊNIO EM VÁRIOS HOSPITAIS E OUTRAS UNIDADES DE SAÚDE EM MANAUS!
Tem gente morrendo sufocada porque não consegue respirar pela falta desses cilindros. Tem um genocídio acontecendo!! pic.twitter.com/vu2T56DPHK
— 𝑷𝒂𝒎 (@pamtaketomi) January 14, 2021
Do lado médico, o presidente do Sindicato de Médicos do Amazonas, Mauro Vianna, reafirmou a situação de ambuzamento nos hospitais.
Presidente do sindicato dos médicos relata falta de oxigênio em hospitais de Manaus pic.twitter.com/uaNTsk8dFP
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) January 14, 2021
“A gente está sem oxigênio para os pacientes. A previsão é que acabe em duas horas. Já houve baixas de pacientes, então quem tiver oxigênio em casa, por favor, traga aqui para o hospital que será bem-vindo”, desabafou o médico intensivista Anfremon D’Amazonas, do Hospital Universitário Getúlio Vargas.
OXIGÊNIO PARA MANAUS
essa é a situação que estamos vivendo aqui: pic.twitter.com/bb19wSnxGa
— caroline lins (@carolinelins) January 14, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



