CartaExpressa
Bolsonaro reclama de politização do uso da cloroquina
‘Está na hora de parar isso aí’, disse o presidente sobre pedido de deputados da oposição


Em conversa com apoiadores nesta quinta-feira 14, o presidente Jair Bolsonaro reclamou do que chamou de “politização” do uso da cloroquina.
Bolsonaro se referia ao pedido feito por deputados da oposição para que se apure a pressão do Ministério da Saúde pelo uso do medicamento para tratar a Covid-19, mesmo sem eficácia comprovada.
“Parece que o PSOL teria entrado com ação para que prefeitos não deem tratamento precoce. Se for verdade, está na hora de parar de politizar esse negócio aí”, afirmou.
Nesta semana, em publicação nas redes sociais, o Ministério da Saúde, sem citar a cloroquina, voltou a defender o tratamento precoce.
Para combater a Covid-19, a orientação é não esperar. Quanto mais cedo começar o tratamento, maiores as chances de recuperação. Então, fique atento! Ao apresentar sintomas da Covid-19, #NãoEspere, procure uma Unidade de Saúde e solicite o tratamento precoce. pic.twitter.com/vU3SvfSuve
— Ministério da Saúde (@minsaude) January 13, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.