CartaExpressa
Bolsonaro pede ‘urgência’ à Índia para envio da vacina de Oxford ao Brasil
Presidente diz que fornecimento antecipado possibilitará ‘a imediata implementação do nosso Programa de Imunização’


O presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em que pede auxílio para antecipar a entrega de um lote de dois milhões de vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, mas produzidas pelo laboratório indiano Serum Institute.
“Para possibilitar a imediata implementação do nosso Programa Nacional de Imunização, muito apreciaria poder contar com os bons ofícios de Vossa Excelência para antecipar o fornecimento ao Brasil, com a possível urgência e sem prejudicar o programa indiano de vacinação, de 2 milhões de doses do imunizante produzido pelo Serum Institute of India”, diz o documento, divulgado pela Folha de S.Paulo.
No sábado 2, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o pedido da Fiocruz e autorizou a importação do lote.
Nesta sexta-feira 8, a fundação enviou à Anvisa o pedido de uso emergencial do imunizante. Segundo a agência, o prazo para análise da solicitação é de dez dias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.