Sociedade

Com Covid em alta, governo de SP atualiza plano, mas capital segue na fase amarela

Gestão de João Doria endurece condições para avanço à fase verde, a menos restritiva; Prefeitura de SP vê ocupação de UTIs subir

Com Covid em alta, governo de SP atualiza plano, mas capital segue na fase amarela
Com Covid em alta, governo de SP atualiza plano, mas capital segue na fase amarela
Fotos: Divulgação/Governo de São Paulo e Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo de São Paulo atualizou nesta sexta-feira 8 as diretrizes do Plano SP, que estabelece as medidas restritivas em meio à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a revisão do plano pelo Centro de Contingência do Coronavírus endurece os critérios para que regiões avancem à chamada fase verde, a menos restritiva. Neste momento, 90% da população do estado está na fase amarela, inclusive na capital, enquanto 10% segue em fase laranja, a segunda mais restritiva.

As regiões de Marília, Sorocaba e Registro retrocederão da fase amarela para a laranja. Já a região de Presidente Prudente avança da fase vermelha para a laranja.

Para progredir à fase verde, uma região precisava alcançar o índice de no máximo quarenta internações por cem mil habitantes e cinco óbitos por cem mil habitantes nos catorze dias anteriores. Agora, são no máximo trinta internações por cem mil habitantes e três óbitos por cem mil habitantes no período.

O principal fator a considerar para classificar uma região na fase vermelha é a taxa de ocupação de leitos de UTI dedicados à Covid-19. Se ela estiver acima de 80%, a região tem alta possibilidade de entrar na fase vermelha. Na fase laranja, entre 70 e 80%; na fase verde, abaixo de 70%.

A taxa de ocupação de leitos de UTI tem “peso quatro” na decisão. Outros quatro indicadores têm “peso um”: leitos de UTI-Covid por 100 mil habitantes, novos casos por cem mil habitantes nos últimos catorze dias, novas internações por cem mil habitantes nos últimos catorze dias e novos óbitos por cem mil habitantes nos últimos catorze dias.

Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, a capital teve um aumento de quatro pontos percentuais na ocupação de UTIs entre a quarta-feira 6 e a quinta-feira 7: de 61% para 65%.  No estado, conforme dados do governo de João Doria, as novas internações diárias subiram 8,2% na média móvel da última semana epidemiológica.

A revisão do plano também se aplica às atividades autorizadas nas fases amarela e laranja. Segundo o governo, a partir de agora todas as atividades têm funcionamento garantido na fase amarela, com capacidade limitada a 40% da ocupação para todos os setores e operação máxima limitada a 10 horas por dia. Parques estaduais seguem abertos e o atendimento presencial em bares é liberado até as 20h.

Na fase laranja, mais restritiva que a amarela, houve ampliação da permissão para todos setores. A capacidade autorizada foi de 20% para 40% em todas as áreas, com horário de funcionamento ampliado de quatro para oito horas por dia. Os parques estaduais permanecem liberados, mas há proibição de atendimento presencial em bares e restrição de atendimento presencial até as 20h em todos os estabelecimentos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo