CartaExpressa
Trump agora pede ‘transição suave e ordeira’ para o governo Biden
‘Este momento pede por cura e reconciliação’, declarou o presidente em vídeo nas redes sociais


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou o tom de seu discurso em vídeo publicado nas redes sociais na noite desta quinta-feira 7. Ele afirmou que o momento é de “reconciliação” e repudiou a invasão do Congresso norte-americano por um grupo de apoiadores de seu governo.
“Os manifestantes que invadiram o Capitólio violaram o seio da democracia americana. Aqueles que participaram dos atos de violência não representam nosso pais. Aqueles que violaram a lei irão pagar”, disse o presidente.
O republicano afirmou que sua campanha “percorreu todos os caminhos legais para contestar os resultados eleitorais” que apontaram a vitória de Joe Biden no pleito de novembro. O presidente, porém, indicou ter desistido de tentar impedir a posse do novo mandatário.
“Agora o Congresso certificou o resultado. Uma nova administração será inaugurada em 20 de janeiro. Meu foco é em garantir uma suave e ordeira transição de poder. Este momento pede por cura e reconciliação”, declarou Trump.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 8, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.