Saúde

Belo Horizonte decreta lockdown para conter avanço do coronavírus

‘Chegamos ao limite da Covid-19’, disse o prefeito Alexandre Kalil. A partir do dia 11, somente serviços essenciais vão funcionar

Belo Horizonte decreta lockdown para conter avanço do coronavírus
Belo Horizonte decreta lockdown para conter avanço do coronavírus
créditos: EBC créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou o fechamento da cidade a partir da segunda-feira 11, para tentar conter o avanço do coronavírus. A partir da data, somente os serviços essenciais estarão autorizados a funcionar. A cidade bateu três recordes consecutivos de ocupação de leitos.

O prefeito gravou um vídeo sobre a situação e divulgou em suas redes sociais. “Chegamos ao limite da Covid-19. Nós avisamos, nós tentamos avisar. Tentamos manter a cidade aberta há 10 dias, quando os números ainda eram perigosos, mas nós tínhamos, pelo menos, uma expectativa de responsabilidade (…) O comerciante tem que se preparar porque sexta-feira nós estamos soltando um decreto voltando a cidade à estaca zero”, disse o prefeito.

“Temos casos hoje em hospitais particulares de famílias inteiras que passaram o natal juntos, infectados e internados. Nada mais triste pra mim do que vir falar isso aqui hoje. Nós estamos chegando na praia. A vacina está chegando. Nós estamos preparados pra vacinar. Estamos na bica pra acabar com isso. Mas parece que ninguém está entendo a gravidade dessa doença”, acrescentou.

A taxa de ocupação de leitos de UTI, um dos principais indicadores usados para monitorar o avanço da Covid-19 na capital, atingiu atingiu 86,1% – o maior valor desde agosto, quando a prefeitura começou a fazer a medição considerando os hospitais públicos e particulares. Antes disso, a capital chegou a registrar 92% de ocupação desses leitos, em julho.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo