Sociedade
ABI entra com pedido de impeachment de Pazuello por incompetência
Para a associação, o ministro ‘não só não providenciou as imprescindíveis vacinas, como negligenciou até a aquisição de simples seringas’


A Associação Brasileira de Imprensa protocolou na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira 6, um pedido de impeachment do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Enquanto o Brasil se aproxima da marca de 200 mil mortes por Covid-19, diz a ABI, “o ministro Eduardo Pazuello dá repetidas demonstrações de incompetência, ineficiência e incapacidade para desempenhar as tarefas de seu cargo”.
Segundo documento assinado pelo presidente da associação, Paulo Jeronimo, Pazuello “não só não providenciou as imprescindíveis vacinas – quando cerca de 50 países já estão vacinando suas populações -, como negligenciou até mesmo a aquisição de simples seringas para aplicá-las”.
A ABI aponta que, além de descumprir as recomendações das autoridades brasileiras e internacionais, “o ministro viola o dever de eficiência disposto no artigo 37 da Constituição, atentando contra o direito social à Saúde”.
Leia a íntegra da nota divulgada pela associação:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.