CartaExpressa
PT e outros partidos decidem apoiar candidato de Maia na Câmara
Decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira 18; Maia ainda não anunciou o nome de seu candidato
PT, PDT, PSB, PCdoB e Rede decidiram nesta sexta-feira 18 que integrarão o bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição para a presidência da Câmara, marcada para 1º de fevereiro. O PSOL definirá na segunda-feira 21 sua orientação para o pleito.
Maia, no entanto, ainda não definiu o candidato do bloco à sua sucessão. Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) são os favoritos.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) confirmou a CartaCapital a adesão dos partidos ao nome de Maia e revelou que há “conversa com outro bloco por uma aliança anti-Bolsonaro”.
Em troca do apoio à chapa de Maia, o PT pode ter a primeira vice-presidência na Casa. Petistas confirmam encontro com o demista e seu aval à proposta.
Na quarta-feira 16, o PT já havia definido o veto ao candidato do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Arthur Lira (PP-AL). Lira é, por enquanto, o único deputado a se colocar formalmente como postulante à presidência da Câmara.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


