CartaExpressa
Começa reunião do Colégio Eleitoral que confirmará vitória de Biden
Democrata assumirá presidência em 20 de janeiro


Começou às 12h (horário de Brasília) desta segunda-feira 14 a reunião dos delegados do Colégio Eleitoral dos Estados Unidos para formalizar a vitória do democrata Joe Biden sobre o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais deste ano. Os primeiros quatro estados a executar esta etapa foram Indiana, New Hampshire, Vermont e Tennessee.
Biden conquistou 306 delegados no Colégio Eleitoral, ante 232 de Trump. Em números absolutos, o democrata recebeu 81,3 milhões de votos, contra 74,3 milhões do republicano.
Após a certificação dos resultados pelos delegados nesta segunda, o Congresso dos Estados Unidos receberá os dados e fará a contagem das cédulas em 6 de janeiro, em sessão presidida pelo vice-presidente Mike Pence.
Em 20 de janeiro, Biden será oficialmente declarado vencedor da eleição e tomará posse como presidente dos Estados Unidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.