Mundo
Rússia anuncia eficácia de 91% da vacina Sputnik V
Para casos graves, a eficácia do imunizante foi de 100%, afirmam os pesquisadores
A Rússia anunciou nesta segunda-feira 14 que a vacina Sputnik V tem eficácia de 91,4%. O imunizante é desenvolvido pelo governo russo em parceria com Centro de Pesquisas Gamaleya, de Moscou.
Dentre todos os voluntários que receberam a vacina, 78 foram diagnosticadas com Covid-19, mas nenhum deles desenvolveu sintomas graves da doença.
Em coletiva, os representantes do centro de pesquisas disseram que a eficiência do imunizante tende a crescer conforme a expansão dos testes.
Essa é a terceira fase da pesquisa sobre o imunizante. Até agora, mais de 26 mil voluntários foram vacinados.
Os resultados obtidos serão publicados pela equipe de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya em uma das principais revistas internacionais de medicina, informou o instituto em nota, sem especificar o nome da publicação.
O imunizante foi registrado em agosto, tornando a Rússia o primeiro país a registrar uma vacina contra a Covid-19.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



