Sociedade

Nutricionista do comercial da Friboi pede desculpas

Sociedade Vegetariana Brasileira recebeu pedido de desculpas: “não quis ofender, não escolho a fala da propaganda”, afirmou a profissional por e-mail

Nutricionista do comercial da Friboi pede desculpas
Nutricionista do comercial da Friboi pede desculpas
O comercial em que Toni Ramos contracena com a nutricionista
Apoie Siga-nos no

Entre outubro e novembro de 2013, a Friboi veiculou comercial televisivo em que uma nutricionista afirma que “carne é essencial”. A Sociedade Vegetariana Brasileira  então acionou o Conar (Conselho de Autorregulação Publicitária), alegando que o comercial seria “enganoso”. A SVB acionou ainda o Conselho Regional de Nutrição.Segundo a Sociedade Vegetariana, “inúmeras publicações acadêmicas e e pareceres de instituições como a American Dietetic Association, carne não é ´essencial ´. O que é essencial é proteína, mas esta pode ser obtida (em quantidade adequada) de diversas fontes de origem vegetal”.

Em resposta, a a nutricionista foi questionada e agora enviou à SVB um pedido d desculpas pelo ocorrido. Ao pedir “desculpas pela fala do comercial da Friboi”, a nutricionista Roberta Ferreira alegou: “De maneira nenhuma quis ofender os vegetarianos, o que acontece é que eu não escolho a fala da propaganda”. Na mensagem, ela disse ainda que estava “muito nervosa em fazer a cena”, que não se atentou ao que estava escrito e que sabe que proteínas também estão presentes em fontes vegetais.

O Conar afirma ter instaurado um processo ético mas, até agora, não publicou nenhum parecer sobre o caso.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo