CartaExpressa

Porto Alegre: Falsa pesquisa eleitoral circula às vésperas da eleição

Sondagem falsamente atribuída ao Datafolha dava vantagem a Sebastião Melo contra Manuela D’Ávila; pesquisa do Ibope mostra o inverso

Apoie Siga-nos no

A acirrada disputa entre Manuela D’Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB) pela prefeitura de Porto Alegre teve direito a pesquisa falsa. Na noite de sábado (29), circulou uma falsa sondagem atribuída ao Datafolha, dando vantagem a Melo com 54% dos votos, contra 46% de Manuela.

O Datafolha, contudo, não fez pesquisas na capital gaúcha.

A informação foi divulgada pelo site da Band e chegou a ser replicada nas redes sociais pela equipe de Melo. O portal corrigiu a informação horas depois.

As pesquisa de fato realizada na cidade, divulgada pelo Ibope no sábado (29), dá empate técnico, com vantagem numérica a Manuela, com 51% dos votos válidos ante 49% do adversário. Na pesquisa anterior, as posições estavam trocadas: Melo estava à frente numericamente, com 54%, enquanto a candidata do PCdoB tinha 46%.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Sebastião Melo e Manuela D’Ávila: disputa voto a voto em Porto Alegre (Foto: Reprodução)

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo