CartaExpressa
Universal tenta anular multa de R$ 50 mi da prefeitura de SP
Processo corre há cinco anos. Em meio à disputa, o prefeito Bruno Covas procurou o bispo Edir Macedo, líder da Universal, para pedir apoio
A Igreja Universal do Reino de Deus tenta na Justiça a anulação de uma multa de R$ 50 milhões devida à Prefeitura de São Paulo. O pagamento trata de supostos problemas de contaminação no terreno onde foi construído o Templo de Salomão.
O pedido foi revelado por Ricardo Feltrin, do UOL. A igreja considera a penalidade “descabida” e aponta problemas e supostos erros no laudo que gerou a multa.
Segundo informações do colunista, o processo, iniciado na gestão Haddad, corre há cinco anos. Segundo a prefeitura, um poço do qual é extraída água servida aos fiéis conteria valores expressivos de contaminação por chumbo. A Universal nega.
Em meio à disputa, o prefeito Bruno Covas (PSDB) procurou o bispo Edir Macedo, líder da Universal, para pedir apoio no segundo turno das eleições contra Guilherme Boulos.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


