CartaExpressa
‘Surpresa’: Moro diz que não vê razão para Bolsonaro cancelar depoimento
Defesa do ex-ministro cita ‘surpresa’ ao comentar decisão do presidente da República em relação ao inquérito sobre interferência na PF
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro afirmou, nesta quinta-feira 26, que recebeu com “surpresa” a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro abriu mão de prestar depoimento presencial no inquérito sobre interferência na Polícia Federal.
Em nota da defesa, Moro afirmou que não vê “justificativa aparente” para tal decisão. As investigações apuram se Bolsonaro praticou interferência política para trocar o comando da PF, segundo acusações proferidas pelo ex-ministro da Justiça ao deixar o governo federal em 24 de abril. O inquérito está no Supremo Tribunal Federal (STF).
“A defesa do ex-ministro Sergio Moro recebe com surpresa o declínio do presidente da República de atender à determinação para depor em inquérito no qual é investigado. A negativa de prestar esclarecimentos, por escrito ou presencialmente, surge sem justificativa aparente e contrasta com os elementos reunidos pela investigação, que demandam explicação por parte do presidente da República”, declara a nota.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


