Sociedade
Shopping JK Iguatemi terá “rolé contra o racismo”
Evento marcado pela Uneafro para o próximo sábado já tem mais de mil confirmados
A organização social Uneafro convocou para o próximo sábado 18 um “Rolé contra o racismo” no shopping JK Iguatemi, zona oeste de São Paulo. Na página do evento, já há mais de mil confirmados. O evento lembra a repressão que aconteceu no shopping Itaquera durante “rolezinho”, onde Policiais Militares usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para conter os jovens que se encontravam no local.
“Criminalizado como um dia fora a capoeira, o futebol, o samba a MPB e o RAP, o funk moderno é tão contraditório em seu conteúdo quanto o é resistência em sua forma e estética. E se está servindo também para fazer aflorar o racismo enraizado na alma das elites hipócritas – muito mais vinculadas aos valores da luxuria e ostentação que o Funk, declaramos: somos todos Funkeiros!” diz a página do evento.
Além do “Rolé contra o racismo”, ao menos dez outros shoppings já tem eventos marcados neste final de semana. Entre eles, estão os shoppings Itaquera e Campo Limpo, que conta com liminares da justiça contra a organização deste tipo de evento no local. Veja abaixo a lista de “rolezinhos” já marcados:
18 de janeiro
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.