Mundo
Michigan certifica vitória de Biden sobre Trump
Dos quatro membros do painel eleitoral, três votaram por validar os resultados


O estado do Michigan certificou, nesta segunda-feira 23, a vitória do democrata Joe Biden sobre o republicano Donald Trump nas eleições norte-americanas.
Dos quatro membros do painel eleitoral, três votaram por validar os resultados. Houve apenas uma abstenção.
Em 4 de novembro, agências de notícias já projetavam o triunfo de Biden no estado. Antes mesmo de ser confirmada sua derrota, Trump já se dizia disposto a denunciar supostas irregularidades na votação no Michigan. O republicano chegou a pedir a paralisação da contagem dos votos. Biden teve 50,6% dos votos no estado (2.806.899 no total), ante 47,8% de Trump (2.651.270 no total).
No sábado 21, o Comitê Nacional Republicano e o Partido Republicano de Michigan pediram ao conselho eleitoral estadual de Michigan um adiamento, por 14 dias, na certificação do resultado do pleito, a fim de supostamente garantir a auditoria das cédulas em um dos condados. Os republicanos, porém, sofreram mais uma derrota na tentativa de impugnar o resultado eleitoral.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.