Mundo
‘Trump sabe que não venceu e que eu vou tomar posse’, diz Biden
Segundo o presidente eleito, americanos ‘estão testemunhando uma irresponsabilidade incrível’
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, denunciou nesta quinta-feira 19 a “incrível irresponsabilidade” do presidente Donald Trump, que ainda se recusa a aceitar a derrota nas eleições de 3 de novembro.
“Acho que [os americanos] estão testemunhando uma irresponsabilidade incrível, mensagens incrivelmente prejudiciais sendo enviadas ao resto do mundo sobre como a democracia funciona”, disse Biden a repórteres.
“Não sei seus motivos, mas acho que ele é totalmente irresponsável”, criticou o presidente eleito em coletiva de imprensa em Wilmington, no estado de Delaware.
“É difícil entender como esse homem raciocina”, continuou. “Tenho certeza de que ele sabe que não venceu, que não vai poder vencer e que vou tomar posse no dia 20 de janeiro”, acrescentou. “É realmente ultrajante o que ele está fazendo.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



