CartaExpressa
Juiz mantém veto a pesquisa Datafolha pedido por Russomanno
Instituto deve recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
O juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas manteve nesta quarta-feira 11 a liminar que proíbe a divulgação de pesquisa Datafolha sobre o cenário eleitoral na cidade de São Paulo. Na véspera, o magistrado havia acatado pedido da coligação de Celso Russomanno (Republicanos), candidato à Prefeitura.
De acordo com o magistrado, “ao que parece a pesquisa eleitoral ora impugnada está em desacordo com a legislação e a jurisprudência eleitoral”. Mas, segundo o diretor de pesquisas do Datafolha, Alessandro Janoni, o instituto se baseia nas mesmas variáveis de planejamento amostral e ponderação de dados há mais de 35 anos.
“Causa espanto e é preocupante um pedido de impugnação da divulgação justamente agora quando o candidato que solicita a censura apresenta queda nas intenções de voto”, disse Janoni.
Agora, o Datafolha irá recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.