Mundo

Sem apresentar provas, Trump novamente se diz vítima de ‘fraude’ nas eleições

Emissoras de TV interromperam transmissão do pronunciamento devido a falsas alegações

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Brendan Smialowski/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, candidato à reeleição pelo Partido Republicano, discursou na noite desta quinta-feira 5 na Casa Branca para, mais uma vez, afirmar que há uma “fraude” na contagem dos votos em diversos estados.

“Se você contar os votos legais, eu ganho facilmente. Se contar os votos ilegais, eles podem roubar a eleição de nós”, disse Trump, sem apresentar evidências. “Restam poucos estados para decidir a corrida presidencial. O aparato eleitoral desses estados é controlado, em todos os casos, pelos democratas. Estávamos vencendo nos locais-chave por uma grande margem, mas nossos números magicamente começaram a sumir”, acusou.

O discurso foi proferido por Trump no momento em que agências de notícias apontam a redução de sua vantagem sobre o candidato democrata, Joe Biden, nos estados da Georgia e da Pennsylvania. “De repente,  os democratas encontram votos. É incrível como o voto por correio só favorece um dos lados”, disparou. Ele insistiu nas acusações contra essa modalidade de voto. “Eu previ isso. Tenho falado sobre votos pelo correio há um longo tempo. Isso destruiu o nosso sistema. É um sistema corrupto, mesmo que as pessoas não sejam corruptas por natureza”.

Diante das alegações infundadas de Trump, emissoras de TV norte-americanas, como a NBC News, interromperam o discurso do presidente antes que ele fosse encerrado.

Mesmo com a suposta “fraude”, Trump ainda demonstrou confiança na vitória. “Achamos que vamos ganhar a eleição com muita facilidade. Haverá muitos litígios, porque temos muitas provas. Isso vai acabar talvez no mais alto tribunal do país”, prometeu.

Os comentários do presidente dos Estados Unidos vieram horas depois de Biden demonstrar confiança no triunfo. “Nós continuamos a nos sentir muito bem com o cenário atual. Não temos dúvida de que, ao final da contagem dos votos, seremos declarados vencedores. Então, peço a todos que mantenham a calma. O processo está funcionando, a contagem está sendo finalizada. E saberemos muito em breve”, disse o democrata.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo