CartaExpressa
UFPB: Bolsonaro nomeia reitor que estava em último na lista tríplice
Chapa em que estava Valdiney Veloso foi a menos votada em consulta pública
O presidente Jair Bolsonaro voltou a desconsiderar uma lista tríplice e nomeou o terceiro colocado como reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A escolha pelo professor Valdiney Veloso foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira 5.
A chapa em que estava Valdiney foi também a menos votada na consulta pública. Por ser uma universidade federal, a Constituição prevê que o presidente da República escolha o nome de quem vai ocupar o cargo, mas a prática de escolher o primeiro colocado na lista tríplice foi uma tradição nos governos anteriores.
O professor Valdiney Veloso atua na Universidade Federal da Paraíba como professor titular na área de psicologia. É formado em Psicologia pela própria UFPB e em Direito pela Unipê. Além disso, o novo reitor é especialista em Psicometria e tem mestrado e doutorado em Psicologia Social.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.