CartaExpressa
‘Fogueirinha’, diz general Heleno sobre queimadas na Amazônia
Número de queimadas em 2020 já ultrapassou o total de 2019, segundo o Inpe
A viagem “diplomática” pela Amazônia feita por ministros de Estado e diplomatas rendeu algumas observações do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o general Heleno. Em entrevista à Rede Amazônica, afiliada à Rede Globo, Heleno disse que a equipe sobrevoou áreas que demonstraram a grandeza da floresta – e, para ele, algumas ‘fogueirinhas’.
“Passamos ali por cima e ressaltamos que ali tem algumas áreas que são áreas de queimadas, mas isso é totalmente deturpado, porque é colocado fora de contexto, que é uma coisa majestosa, fica virando uma fogueirinha. Isso é ruim para a gente”, disse o ministro.
Em 2020, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou, entre janeiro e outubro, 93.356 focos de incêndio na Amazônia, número maior que o total de 2019. Somente em outubro, foram 17.326 focos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.