Mundo
‘Acredito que seremos os vencedores’, declara Biden
‘Está claro que conquistamos estados suficientes’, garantiu o democrata
O candidato democrata, Joe Biden, disse nesta quarta-feira 4 que não irá se declarar vencedor das eleições presidenciais americanas, mas que acredita que, após concluída a apuração, ele será o ganhador.
“Quando terminar a apuração, acredito que seremos os vencedores”, disse Biden em breve declaração lida em Wilmington, Delaware, à medida que diminui a incerteza envolvendo a contagem dos votos, depois que os estados-chave de Michigan e Wisconsin foram conquistados pelos democratas, segundo a imprensa americana.
Estão em suspenso os resultados em cinco estados, mas Biden indicou: “Está claro que conquistamos estados suficientes para alcançar os 270 votos eleitorais.” O candidato democrata soma 264 eleitores dos 270 necessários para se tornar presidente americano, frente a 214 para Trump.
Mas ante a estratégia da campanha do presidente americano de contestar a apuração em Wisconsin, Michigan e Pensilvânia e recorrer à Justiça para interromper o processo, Biden afirmou que “todos os votos têm que ser contados. Nós, o povo, não seremos intimidados.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



