Sociedade
São Paulo Fashion Week adota cota racial obrigatória para desfiles
Grifes deverão ter um mínimo de 50% de modelos negros, afrodescendentes e/ou indígenas
A São Paulo Fashion Week (SPFW), principal evento de moda do País, anunciou nesta sexta-feira 30 que todas as grifes que participar dos dias de desfile deverão adotar equidade racial em seu corpo de modelos: 50% brancos, 50% negros e/ou indígenas.
A mudança já é válida para a próxima edição da SPFW, que começa no dia 4 de novembro e se estende até o dia 8.
“É obrigatório que a grife mantenha mínimo de 50% de modelos entre negros, afrodescendentes e/ou indígenas, do total dos modelos participantes em seu desfile”, diz a nota.
Antes, não havia obrigatoriedade, apenas uma recomendação de que as marcas buscassem diversificar as modelos.
Agora, todos os profissionais que forem afrodescendentes deverão ser identificados na lista de casting, que nomeia a equipe de determinada marca.
“Serão considerados modelos afrodescendentes aqueles com ascendente por consanguinidade até o 2º grau. Os nomes destes modelos devem ser destacados na lista de casting”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



