CartaExpressa
Oposição acusa Bolsonaro de querer privatizar o SUS
Presidente publicou decreto que autoriza a equipe econômica a preparar modelo de privatização para unidades básicas de saúde (UBS).
O deputado Rogério Correia (PT-MG) protocolou um projeto que susta os efeitos do decreto do governo federal que prepara modelo de privatização para unidades básicas de saúde (UBS)
“O decreto de Bolsonaro propõe que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) saiam da esfera pública e se transfiram para a iniciativa privada. E as UBSs são as portas de entrada do SUS, o que o governo quer de fato e no fim das contas é privatizar todo o sistema de saúde público brasileiro”, disse o deputado.
“Agora é pressionar, em todas as áreas, pela cassação dos efeitos do decreto”, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.