Política
Tribunal aprova pedido de impeachment contra governador de Santa Catarina
Carlos Moisés (PSL) será afastado provisoriamente do cargo por 180 dias
O Tribunal Especial de Julgamento aprovou, na madrugada deste sábado 24, por seis votos a quatro, o parecer do pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL). Ele ficará provisoriamente afastado do cargo por 180 dias, a partir da terça-feira 27.
O governador é apontado por suposta prática de crime de responsabilidade na concessão de aumento a procuradores de Santa Catarina, que tiveram os salários equiparados aos dos procuradores do Poder Legislativo. Segundo a denúncia, o benefício foi concedido de forma sigilosa, sem autorização legislativa. O reajuste aconteceu no ano passado.
A vice-governadora Daniela Reinehr vai assumir o cargo interinamente. A denúncia contra ela foi arquivada pelo tribunal.
Durante o afastamento do governador, será instaurado um julgamento contra Moisés, que deverá ser feito em até 180 dias pelo mesmo tribunal. Se condenado, ele perde o cargo de forma definitiva. Durante o período, o governador perde um terço dos vencimentos, que serão devolvidos se ele for absolvido na etapa seguinte.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


