Política

Compra de reagentes para testes feita pelo governo tem suspeita de irregularidades, diz TCU

Compra de 133 milhões de reais é listada como um dos dez maiores contratos do Ministério na pandemia

Profissional de saúde realiza teste de Covid-19 em escola paulista. Foto: Governo de São Paulo
Apoie Siga-nos no

Um contrato do Ministério da Saúde para aquisição de 10 milhões de kits de reagentes usados em testes da Covid-19, firmado em agosto já na gestão de Eduardo Pazuello pelo valor de 133,2 milhões de reais, está sob suspeita de irregularidades. As informações são do O Globo.

Um relatório produzido pela Secretaria de Controle Externo da Saúde do TCU, que tem atuado com fiscalização periódica das medidas relacionadas à pandemia, aponta “diversas alterações na especificação do objeto a ser contratado” ao longo do processo de compra.

O apontamento foi feito pela própria Diretoria de Integridade (Dinteg), vinculada ao ministério da Saúde.

O documento ainda aponta que, ao longo do processo de aquisição emergencial, a empresa que ficou em segundo lugar fez um pedido de reconsideração alegando direcionamento à vencedora. O pedido, no entanto, teria sido ignorado pelos setores responsáveis e mantido fora do conhecimento de integrantes da pasta.

Segundo documento do TCU, o Ministério da Saúde declarou avaliar a anulação do contrato, bem como “reavaliar a real necessidade de contratação dos testes” e “instaurar procedimento para apurar a responsabilidade dos envolvidos”.

A compra está listada pelo tribunal como um dos dez maiores contratos de aquisição direta feitos pela pasta no contexto da pandemia da Covid-19.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo